Skin care com óleos essenciais

Os óleos essenciais são extratos vegetais feitos de flores, folhas e sementes. Ele são usados desde o antigo Egito até hoje, e vamos combinar, a tanto tempo assim no mercado, não resta dúvidas que eles são eficazes. Então, hoje, vamos aprender a turbinar o nosso Skin Care com óleos essenciais. Você vai Amar!!!

Skin care com óleos essenciais
Skin care com óleos essenciais

O Poder do skin care com óleos essenciais

Óleos essenciais são substâncias altamente concentradas e 100% naturais (óleos de qualidade e confiança), para se ter uma ideia, uma gota de óleo essencial equivale a 20, sim, eu disse 20 xícaras de chá da mesma planta. Então se você quer turbinar seus produtos de skin care, óleos essenciais é tudo o que você precisa.

Alguns óleos tem propriedades que podem tratar certas doenças de pele. Se você estiver interessado em experimentar óleos essenciais específicos para seus problemas de pele, é sempre bom conversar com seu dermatologista sobre as opções a seguir.

Óleos essenciais para pele seca

A pele seca pode se manifestar durante algumas épocas do ano, principalmente em climas secos e quentes. Essa condição também pode acontecer naturalmente devido à idade ou redução da atividade das glândulas sebáceas nos seus poros.

A pele seca costuma ser curada com cremes e hidratantes, mas incluindo óleos essenciais na sua rotina de beleza você acelera o processo de renovação da pele.

Lavanda
Você pode ter ouvido falar sobre o uso de lavanda para dormir e relaxar, mas este óleo multiuso também pode ajudar a equilibrar os níveis de umidade em sua pele. É um anti inflamatório que pode reduzir a vermelhidão e um hidratante natural que pode reparar a pele seca sem torná-la muito oleosa.

Camomila

O óleo de camomila contém azuleno, conhecido por aumentar a umidade e reduzir a inflamação. Só tome cuidado se tiver a pele muito sensível a tasneira (componente presente na camomila), o que pode desencadear algumas alergias.

Sândalo

O sândalo contém compostos conhecidos por reduzir a inflamação enquanto promove a hidratação da pele.

Óleos essenciais para pele oleosa

Se você tem pele oleosa , as glândulas sebáceas estão desgastadas, criando óleo excessivo na superfície da pele. Fatores como umidade, calor e hormônios podem piorar a pele oleosa. Os seguintes óleos essenciais podem ajudar a aliviar os problemas dessa pele:

Salvia esclareia

Contendo compostos ativos como acetato de linalil e geranil, a salvia esclareia é conhecido como um óleo essencial para controlar o excesso de sebo . E também pode ajudar a controlar a acne e reduzir o aparecimento de rugas na pele madura.

Alecrim

O óleo de alecrim é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, estimulantes e analgésicas. Seus ingredientes principais, como ésteres, podem ajudar a manter o excesso de sebo sob controle. Na verdade, os pesquisadores notaram que ele pode ajudar com cabelos oleosos e caspa, e pode até estimular o crescimento do cabelo.

Incenso/olíbano

Óleo essencial de incenso também chamado de olíbano, pode ajudar a aliviar a pele oleosa e com tendência a acne, ao mesmo tempo que fornece lipídios para a pele envelhecida.

Gerânio

Com suas propriedades alcalinas, o gerânio ajuda a equilibrar a oleosidade da pele. Essa alcalinidade torna o gerânio uma adição importante aos sabonetes e é útil para equilibrar os níveis de hidratação.

Neroli

Neroli é outro óleo essencial que contém citral. Pode ajudar a equilibrar o sebo sem ressecar a pele.

Os melhores óleos essenciais para peles sensíveis

A pele sensível pode ser seca ou oleosa e pode ocorrer com mais frequência, alergias, eczema e outras doenças da pele.

Se você tem pele sensível , evite óleos altamente ácidos, como limão e capim-limão. Os seguintes óleos são considerados seguros para todos os tipos de pele:

  • Lavanda
  • Incenso
  • Sândalo

Óleos essenciais para peles com tendência a acne

Com a acne , é fundamental que você remova o excesso de oleosidade e bactérias sem ressecar a pele, pois isso pode levar ao aumento da produção de oleosidade. A inflamação pode ser outro fator que contribui para o aparecimento de acne.

O alecrim e o olíbano são conhecidos por tratar a acne, reduzindo os micróbios e a inflamação. Sálvia esclareia também é usado para acne e em pele oleosa. Os óleos a seguir também podem ajudar os tipos de pele com tendência a acne.

Limão

O óleo de limão , derivado da casca da fruta cítrica, pode ajudar a combater a inflamação e os radicais livres que podem contribuir para a acne e o foto envelhecimento.

Capim-limão

Lemongrass também tem propriedades adstringentes naturais. Eles podem ajudar a combater as espinhas, agindo como um antimicrobiano, ao mesmo tempo que remove o excesso de células mortas da pele.

Canela

O óleo essencial de canela também é considerado um poderoso anti-inflamatório, graças aos principais compostos antioxidantes, como o ácido cinâmico. Isso pode ajudar nos sintomas inflamatórios da acne , como cistos, nódulos e pústulas.

Árvore do chá

Derivado da árvore da melaleuca, o óleo da árvore do chá é um dos antissépticos mais notáveis ​​da medicina alternativa. Ajuda a combater bactérias e inflamações, que podem contribuir para o aparecimento de acne.

Óleos essenciais para erupções cutâneas

Certos óleos essenciais também têm a capacidade de equilibrar a umidade e aliviar a coceira das erupções cutâneas. Estes incluem dermatite atópica (eczema) e psoríase .

Um estudo descobriu que a combinação de tomilho com lavanda ajuda a tratar o eczema

Outros óleos essenciais para erupções cutâneas:

  • Lavanda
  • Canela
  • Gerânio

Outra consideração é a dor que às vezes pode ocorrer com erupções cutâneas. Neste caso, você pode considerar os seguintes óleos essenciais que têm propriedades para o alívio da dor:

Hortelã-pimenta

Você pode ter ouvido falar de beber chá de hortelã-pimenta para dores de cabeça, mas os benefícios do óleo de hortelã também podem se estender à saúde da pele. O teor de mentol natural proporciona um efeito analgésico na pele. Também acalma erupções cutâneas quentes.

Wintergreen

Contendo salicilato de metila, a gaultéria tem propriedades semelhantes à hortelã-pimenta. Pode atuar como um agente calmante em erupções cutâneas dolorosas.

Eucalipto

O eucalipto é outro óleo conhecido por suas qualidades analgésicas. Também pode hidratar erupções cutâneas dolorosas e com coceira.

Patchouli

O óleo de patchouli é conhecido por reduzir a dor e a inflamação. Essas qualidades são especialmente úteis no tratamento de erupções cutâneas de eczema.

Skin care com óleos essenciais para pigmentação

Quer você tenha cicatrizes de acne ou manchas senis devido à exposição ao sol, certos óleos essenciais podem ajudar a uniformizar o tom de sua pele quando usados ​​como soro.

Romã

Quer fazer um skin care com óleos essenciais de qualidade? então inclua o óleo de romã. Ele tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem promover uma pele mais saudável e uniforme.

Semente de cenoura

O óleo de semente de cenoura é usado para diminuir as cicatrizes . Também pode ajudar a reduzir o aparecimento de rugas na pele madura.

Tangerina

O óleo de tangerina também tem um alto perfil antioxidante , o que o torna útil para promover uma pele mais lisa e tonificada.

Ylang Ylang

Conhecido por sua capacidade de criar equilíbrio mental e físico, o ylang ylang também pode ajudar a inibir a pigmentação da pele.

Outros óleos para pigmentação:

  • Olíbano para manchas senis
  • Gerânio para uniformizar o tom
  • Limão para combater os radicais livres
  • Lavanda para vermelhidão reduzida

Óleos essenciais para pele madura e anti envelhecimento

Sua pele perde elasticidade e colágeno naturalmente com a idade, o que pode causar flacidez, linhas finas e rugas . Os seguintes óleos essenciais foram estudados por seus potenciais benefícios anti envelhecimento.

Rosa

Com antioxidantes como as vitaminas A e C, o óleo de rosa pode ajudar a promover a renovação das células da pele, que geralmente diminui com a idade. Por sua vez, isso poderia criar uma pele de aparência mais jovem com menos linhas.

Mirra

Historicamente, a mirra era usada por mulheres egípcias para regimes de cuidados com a pele anti envelhecimento. Este óleo rico em antioxidante e promove a circulação, criando uma pele mais.

Jojoba

O óleo de jojoba é conhecido por reparar a camada superior da pele, graças ao seu teor de ácido graxo natural. Outros óleos que fornecem resultados semelhantes incluem óleos de sementes de argan, coco e girassol. O jojoba também é conhecido por ser leve, o que o torna uma boa opção para peles oleosas.

Outros óleos anti envelhecimento

  • Lavanda
  • Incenso
  • Neroli
  • Semente de cenoura
  • Salva esclereia
  • Patchuli
  • Tangerina

Como usar óleos essenciais

Os óleos essenciais são inalados ou usados ​​diretamente no corpo. Não é seguro ingeri-los, existem os óleos específicos pra isso. Ao aplicar os óleos topicamente em sua pele, certifique-se de fazer um teste de sensibilidade antes para ter certeza de que você não é alérgico e não use-os ao redor dos olhos.

O teste de sensibilidade envolve a colocação de uma pequena quantidade de óleo essencial diluído com um óleo base na pele, digamos, no antebraço. Espere 24 horas para verificar se há reação alérgica antes de usar em uma área maior da pele.

Difusor

Os difusores estão ganhando popularidade como ferramentas para ajudar a dispersar os óleos essenciais em um ambiente para que você possa respirar o vapor. Essa prática também é conhecida como aromaterapia.

Ainda assim, embora a inalação dos óleos essenciais possa ser relaxante (ou revigorante, dependendo do óleo usado), você não obterá necessariamente os benefícios para a pele ao usá-los dessa forma. Portanto, skin care com óleos essenciais é recomendado em uso tópico.

Massagem e aplicação direta

Ao tratar doenças de pele, os óleos essenciais têm maior probabilidade de funcionar melhor topicamente. Isso envolve o uso de pequenas gotas de óleo. Você também deve primeiro diluir os óleos com um óleo transportador , como óleo de amêndoa ou azeite.

Banho

Tomar banho com óleos essenciais também pode funcionar bem para uma variedade de doenças de pele, especialmente se você estiver tentando tratar áreas difíceis de alcançar, como as costas.

Basta adicionar até 10 gotas de óleo (diluído) a um banho de banheira. Não tenha pressa para sair da banheira, pois os óleos podem tornar as superfícies escorregadias.

Efeitos colaterais e precauções

  • O uso tópico de óleos essenciais pode causar erupções cutâneas e irritação se você não os diluir previamente com um óleo veicular.
  • Antes de usar os óleos, coloque uma pequena quantidade de óleos essenciais diluídos na pele – digamos, no antebraço – e espere 24 horas para verificar se há uma reação alérgica.
  • Embora os óleos essenciais sejam naturais, eles podem ser tão poderosos quanto os medicamentos tradicionais.
  • Não os tome por via oral e você não deve tentar auto tratar nenhuma condição médica já existente. Consulte um médico antes de usar óleos essenciais se estiver grávida ou amamentando.

Incluir óleos essenciais na sua rotina de skin care pode mudar a sua pele de uma maneira surpreendente. Para conhecer mais sobre o poder dos óleos essenciais, continue nos acompanhando aqui no site e em nossas redes sociais

Obrigada e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *