Óleo essencial de aloe vera

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Aloe Vera é uma planta muito conhecida em algumas partes do Brasil como babosa. O óleo essencial de aloe vera é um pouco diferente dos outros óleos essenciais, porque ele não passa por um processo de destilação para ser extraído. É preciso misturar o extrato do interior da planta com algum óleo vegetal como o de coco ou oliva.

Óleo essencial de Aloe Vera
Óleo essencial de Aloe Vera

Como é acoplado a um óleo transportador, suas propriedades podem ser aprimoradas ou até reduzidas. Os benefícios oferecidos pelo aloe vera se originam de suas folhas carnudas e retentoras de água – particularmente o gel, rico em nutrientes obtido a partir delas. Geralmente são as folhas ou o gel que são usados ​​para fazer o óleo.

Aloe vera é uma planta com uma boa durabilidade e prospera em ambientes quentes e secos. Especificamente, no norte da África, nas Ilhas Canárias, na região do Mediterrâneo, na Austrália e em algumas áreas nos Estados Unidos.

Registros históricos revelam que o aloe vera era um componente essencial na fitoterapia. Os antigos egípcios valorizavam a planta como uma cura para infecções, erupções cutâneas e queimaduras, e a conheciam como a “planta da imortalidade”.

Outras civilizações, como árabes, gregos e espanhóis, utilizavam aloe vera na redução da transpiração e também removem o odor corporal. Os missionários espanhóis freqüentemente carregavam aloe vera junto com eles para ajudar no tratamento de doentes.

Benefícios do óleo essencial de aloe vera

O óleo é utilizado em vários cosméticos, para o rosto, loções para o corpo, xampus, géis para o cabelo, etc. Isso é obtido pela extração das folhas de Aloe Vera e pela mistura com outros óleos básicos, como soja, amêndoa ou damasco.

O óleo de aloe vera é ricol em antioxidantes, vitamina C, E, B, alantoína, minerais, proteínas, polissacarídeos, enzimas, aminoácidos e beta-caroteno.

O óleo essencial de aloe vera se mostra bastante eficaz em:

  • Queimaduras solares
  • Tratamentos para pele
  • Acidez estomacal
  • Estímulo da produção de colágeno
  • Redução da inflamação silenciosa
  • Tratamento da herpes

Prevenção ao câncer

O óleo de aloe vera consiste em antioxidantes que podem evitar o câncer de cólon. E também isso incentiva a regeneração celular e o crescimento epidérmico. Ele possui propriedades que estimulam a rápida recuperação dos efeitos colaterais das radiações nocivas na quimioterapia.

Estudo realizados recentemente constataram que este óleo, em particular, demonstrou resultados positivos em evitar o crescimento tumoral, impedindo o desenvolvimento de células tumorais anormais.

Saúde do estômago

O óleo essencial de aloe vera se mostra bastante eficaz para conter inflamações. Isso pode ajudar a oxigenar o sangue e energizar a proliferação celular, contribuindo na recuperação de problemas digestivos. Sendo útil também para lidar com a síndrome do intestino irritável, constipação e refluxo ácido

Usos cosméticos

O óleo essencial de aloe vera é utilizado geralmente por muitos produtores de produtos cosméticos para reduzir os efeitos nocivos do sol. É realmente utilizado em cremes hidratantes e loções.

Cicatrizes

O óleo energiza o procedimento de cicatrização de feridas e também reduz a formação de cicatrizes. O óleo de aloe vera também pode curar a dilatação capilar, e manter a pele viçosa e bonita.

Desodorizante natural

O óleo de aloe vera tem um aroma muito gostoso, por esse motivo, você pode usá-lo como um desodorizante natural para eliminar o odor do corpo. Além disso, ele gerencia os problemas de transpiração do corpo. Pode ser aplicado nas axilas para resolver esse problema ou talvez um spray possa ser feito de forma caseira para esse objetivo.

Constipação

O suco de aloe vera e o óleo podem ser usados ​​internamente. O óleo essencial de aloe vera é eficaz para parar a constipação e permitir a evacuação. Ele também aumenta o apetite e melhora a saúde digestiva.

Sistema imunológico

O óleo de Aloe Vera é utilizado para manter os níveis de glicose no sangue no corpo e também para lidar com o diabetes. Também pode curar epilepsia, asma e osteoartrite, fortalecendo seu sistema imunológico e combatendo infecções. Esse tipo de óleo possui qualidades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e anti-inflamatórias.

Saúde da pele

A acne é frequentemente curada pelo remédio natural que contém no óleo de Aloe Vera. Isso pode ser aplicado topicamente para hidratar a pele e proteger contra infecções. Também pode curar eczema, espinhas, psoríase e úlceras na pele.

Ele é aplicado em feridas cirúrgicas para reduzir infecções e suavizar a cicatrização. Isso geralmente é útil no tratamento da dermatite seborreica e herpes genital observada nos homens.

Saúde do cabelo

Aloe Vera é popularmente usada nos cabelos para dar brilho, hidratar, reduzir a queda e fortalecer as madeixas. Este óleo aplicado nos cabelos tem resultados comprovados deixando os fios espessos, limpos e condicionados.

Ele também combate o ressecamento e aumenta o processo de fluxo sanguíneo. Isso proporciona um couro cabeludo saudável sempre que combinado com o óleo de jojoba .

Óleo de massagem

Este é ideal para realizar uma massagem relaxante mas ao mesmo tempo energizante. Ajuda nas dores reumáticas, corporais, nas costas, pescoço, pernas e ombros. A massagem corporal, juntamente com o óleo de Aloe Vera, fornece uma pele suave e brilhante e previne infecções, herpes e câncer de pele.

Feridas

O aloe vera é frequentemente utilizado para reduzir a dor, limpar e incentivar a cicatrização de feridas. Embora ele possa combater a cicatrização em feridas profundas, sua eficacia é comprovada em curar feridas superficiais. Além disso, inclui glicoproteínas que inibem a dor, reduz a inflamação e polissacarídeos que estimulam a pele a se regenerar.

Aplique uma ou duas gotas de óleo de aloe vera na ferida e coloque um curativo por cima.

Para aromaterapia

Juntamente com outros óleos essenciais, o óleo de aloe vera é a opção ideal para aromaterapia e rejuvenescimento da pele e da mente. As propriedades adstringentes também se tornam um ótimo Tonico para a saúde da pele.

Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas a esse óleo essencial. Além disso, ele pode interagir com certos medicamentos, como aqueles para diabetes, diuréticos ou laxativos.

Portanto, se você se enquadra em algum desses casos, converse com seu médico. Não tome nenhuma decisão por conta própria e não suspenda tratamentos que já esteja fazendo.

Se você quer descobrir todos os benefícios que os óleos essenciais podem te proporcionar, continue nos acompanhando aqui no site e através de nossas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *