Cozinhar com óleos essenciais é possível?

Tempo de leitura: 9 minutos

cozinhando com óleos essenciais
cozinhando com óleos essenciais

Não é novidade para ninguém de que o mundo está mudando e a alimentação saudável tem sido muito procurada nos últimos anos. No intuito de substituir produtos industrializados, muitas pessoas tem substituído os temperos na culinária. Mas será mesmo que cozinhar com óleos essenciais é possível?

Cozinhar com óleos essenciais é possível?

Sim ou Não?

Ainda existem muitas dúvidas quanto a cozinhar com óleos essenciais, mas é importante ter o mínimo de informação sobre esse assunto, até porque não são todos os óleos que são indicados para uso culinário.

Cozinhar com óleos essenciais é possível Sim! Além de saboroso, otimiza seu tempo na cozinha. Qualquer um de nós concordamos que é muito mais fácil adicionar uma ou duas gotas no alimento do que passar um tempo separando, cortando e preparando os ingredientes.

O que se deve levar em consideração é que o óleo essencial é uma porção concentrada do ingrediente que será substituído, sendo assim, deve ser usado em quantidades muito menores que a substância inteira.

Não tem uma regra exata em relação a quantidade, mas um bom exemplo de medida é usar uma gota para substituir uma colher de chá da especiaria. No máximo duas gotas são suficientes para obter o sabor desejado.

Apesar de ainda gerar um pouco de polêmica, inserir óleos essenciais na alimentação é algo constantemente testado por pesquisadores para garantir seu potencial na melhora e na segurança alimentar. A teoria diz que os óleos antimicrobianos podem minimizar doenças transmitidas por alimentos, se os fabricantes o adicionarem a suas composições.

Porém, fique atento!! Nem todo óleo essencial é uma boa opção para ser usado em suas receitas. Alguns óleos podem alterar o sabor e não ficar tão gostoso quanto o ingrediente original. Por ser denso e concentrado pode possuir sabor em excesso o deixando inadequado para uso e até mesmo inseguro em grandes quantidades.

A erva doce é um bom exemplo, existem relatos de pessoas que prepararam bolos com óleo essencial de erva doce em quantidades maiores que o ideal e se sentiram mal por causa disso.

Outra coisa importante a se lembrar quando decidimos cozinhar com óleos essenciais é que ele precisa ser diluído em um óleo transportador. Isso não só ajuda a garantir a segurança na utilização, mas também garante que o sabor seja disperso por todo o prato.

Para receitas salgadas, dilua seu óleo essencial em um pouco de azeite ou óleo de coco. Mexa e adicione. Para receitas doces, mel ou xarope funciona bem

óleos essenciais na sua alimentação
óleos essenciais na sua alimentação

As vantagens do óleo essencial na alimentação

Os óleos essenciais são únicos, e possuem uma enorme variedade de usos. Embora sejam usados ​​com maior frequência na aromaterapia, perfumes, cosméticos e massagens, cada vez mais pessoas estão trazendo para a alimentação do dia a dia porque passam a conhecer sobre as vantagens de cozinhar com óleos essenciais.

Essa prática de cozinhar com óleos essenciais vem ganhando força entre os amantes da comida saudável, pois substitui com a mesma eficácia os ingredientes originais, por se tratar também de um produto natural e orgânico.

De fato, os óleos essenciais são um complemento perfeito para muitas receitas saborosas, pois combinam bem com outros óleos e há uma grande variedade de sabores e aromas disponíveis. Os cozinheiros de hoje não têm medo de combiná-los com ervas, especiarias e óleos diferentes para dar nova vida às receitas ou criar novos sabores

Você pode encontrar óleos essenciais de cebola, alho, mostarda e rábano, para citar apenas algumas opções. Combinações interessantes são: óleo essencial de hortelã-pimenta ou gengibre com sorvete de baunilha, óleo essencial de limão em uma marinada de bife e óleo essencial de laranja em chocolate.

Além de seus benefícios de sabor, os óleos essenciais são frequentemente usados ​​para seus benefícios em relação a saúde. Por exemplo, adicionar óleo essencial de gengibre às suas receitas pode ajudar a promover uma produção saudável de ácido estomacal e também é um anti-inflamatório poderoso.

Óleos essenciais como tomilho, alho, alecrim e manjericão podem ajudar a controlar o crescimento bacteriano. Limão, lavanda e hortelã-pimenta podem ajudar a preparar seu corpo para a digestão, que começa com o olfato.

É importante lembrar

Cozinhar com óleos essenciais é possível mas há algumas coisas importantes a ter em mente quando se decide utiliza-los na culinária.

Primeiro, são necessárias quantidades muito menores para obter o mesmo sabor. Em geral, uma gota de óleo essencial substitui uma colher de chá e normalmente apenas uma ou duas gotas são necessárias para a maioria das receitas.

Além disso, os óleos essenciais devem ser diluídos em outro óleo ou gordura, pois isso impede você de consumir um óleo muito concentrado e ajuda a distribuir o sabor dos óleos essenciais uniformemente por todo o prato.

Os óleos essenciais também devem ser adicionados próximo ao final do processo de cozimento, pois seu sabor se dissipa rapidamente quando superaquecido.

Se você nunca utilizou óleos essenciais na sua culinária, esse é um ótimo momento para experimentar. Você terá a oportunidade de transformar suas receitas favoritas adicionando um novo sabor de maneira fácil e rápida.

Você decide onde quer usar, de sopas, ensopados e molhos para massas ou saladas e até mesmo em bebidas, não faltam maneiras de usar óleos essenciais na culinária doméstica ou comercial. Por que não experimentar hoje algumas ótimas combinações?

Aqui estão alguns óleos essenciais que normalmente podem ser usados ​​com segurança na preparação de suas receitas.

O uso de óleos essenciais na culinária
O uso de óleos essenciais na culinária

Óleos essenciais usados na culinária

  • Anis
  • Manjericão
  • Bergamota
  • Pimenta preta
  • Alcaravia
  • Cardamomo
  • Camomila
  • Coentro
  • Casca de canela
  • dente de alho
  • Coco
  • Coentro
  • Cominho
  • aneto
  • Eucalipto
  • Gengibre
  • Toranja
  • Juniper Berry
  • Lavanda
  • Limão
  • Lemongrass
  • Lemon Verbena
  • Lima
  • Manjerona
  • noz-moscada
  • laranja
  • Orégano
  • Peppermint
  • Alecrim
  • Sábio
  • Hortelã
  • Erva-doce
  • tangerina
  • Tomilho

Lavanda

Como um dos óleos mais suaves, o óleo essencial de lavanda é ótimo para começar a cozinhar. Seu sabor é delicado e floral , excelente para uma variedade de opções culinárias.

Tente lavanda em receitas de sobremesas, como bolos ou até pratos salgados, como assados ​e peixes. Apenas duas gotas adicionarão um toque desse sabor floral único para levar sua receita de suave a gourmet.

As propriedades do óleo essencial de lavanda estão associadas a efeitos relaxantes, calmantes e anti-ansiedade .

Hortelã-pimenta

Fresco e refrescante, o óleo essencial de hortelã-pimenta é outro bastante indicado para começar. Uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta adicionado ao mel transforma uma caneca comum de chá em uma bebida estimulante e energizante.

Hortelã-pimenta também combina bem com limonada e para os aventureiros – faça uma mistura de lavanda, hortelã-pimenta e limonada! É mais um caso em que os três grandes óleos e sabores essenciais funcionam bem juntos trazendo um equilíbrio perfeito.

Outra indicação bem legal para o uso do óleo de hortelã-pimenta é em  doces e chocolates.  E depois de comer pode usa-lo também para tratamentos de saúde bucal .

As propriedades do óleo essencial de hortelã-pimenta estão ligadas a estímulos energizantes, alívio de dores e até desempenho atlético.

Óleo de frutas cítricas são perfeitos para culinária
Óleo de frutas cítricas são perfeitos para culinária

Citrus

Todos os óleos cítricos são ótimos para cozinhar! Eles são únicos, pois são extraídos diretamente da casca da fruta , portanto, você obtém a composição ímpar de raízes e folhas e dessa forma você absorve todas as propriedades e benefícios da fruta cítrica.

Isso também significa que eles não são destilados a vapor – sendo assim, eles ainda precisam sofrer calor. Isso torna os citros potencialmente mais sensíveis às aplicações de calor. Na verdade, não evite isso; apenas lembre-se de adiciona-los ao final do cozimento.

Use óleos cítricos em bebidas, smoothies, creme e guloseimas. Adicione as batatas fritas e as receitas de pães e molhos. O céu é o limite com esses deliciosos óleos de frutas.

Os óleos essenciais cítricos estão ligados a propriedades antimicrobianas energizantes e podem até contribuir para os esforços de perda de peso .

Bergamota

Embora a bergamota seja tecnicamente cítrica, merece uma atenção especial. Primeiro, não é uma fruta que comemos, por isso não somos familiarizados prontamente com o sabor. E segundo, é um apaziguador de ansiedade que se destaca .

O sabor da bergamota é levemente cítrico. Experimente a bergamota em receitas de bolinhos e outras guloseimas para aproveitar o sabor suave e delicado que ela possui.

O óleo essencial de bergamota é um óleo cítrico prensado a frio que está associado a benefícios anti-ansiedade e alívio do estresse.

Canela

O óleo essencial de canela é forte em sabor e efeitos . É mais importante do que nunca diluir adequadamente para proteger as membranas sensíveis e usar apenas uma ou duas gotas em sua receita.

Ele funciona muito bem em pratos doces, principalmente o óleo de casca de canela para substituir a casca de canela em pó. Pense em torradas francesas com canela, ou no popularmente conhecido arroz doce.

O óleo essencial de canela está associado a efeitos antimicrobianos e antioxidantes, além de ser um óleo estimulante e energizante.

Fique de olho

Ao determinar quais óleos essenciais usar para cozinhar, é importante entender de onde eles vêm e qual o grau deles. Algumas versões mais baratas são úteis apenas para perfumes e aromas, devido à qualidade das plantas de onde vêm e como são extraídas.

As substâncias de grau superior que podem ser usadas com segurança para cozinhar serão rotuladas como 100% puras e devem indicar que são de qualidade alimentar . Algumas marcas oferecem produtos que, quando usados ​​em quantidades adequadas, podem ser não só seguros, mas benéficos para a saúde do corpo.

Experimente óleos essenciais em suas receitas, aproveite os benefícios e bom apetite!!

Não deixe de nos acompanhar aqui no site e através das nossas redes sociais para mais novidades sobre óleos essenciais.

Obrigado e até apróxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *