9 Óleos essenciais de Natal

Tempo de leitura: 10 minutos

Para a maioria das pessoas o Natal é uma época nostálgica, de se reunir em família e agradecer pelo ano que passou e não há melhor época para renovar sua coleção de óleos essenciais. Hoje vamos te apresentar 9 óleos essenciais de natal para invadir a sua casa e aguçar a sua memoria afetiva de dias bons.

Essências de Natal
Essências de Natal

Essências de Natal

Os óleos essenciais podem aumentar sua alegria nesse período, aquecê-lo em um dia frio e ajudá-lo a se aproximar de sua fé. Sem mencionar que os óleos essenciais também trazem vários benefícios à saúde, desde fortalecer o sistema imunológico até ajudar a eliminar traumas emocionais.

Tudo isso é possível porque ao ser inalado, o óleo entra em contato com o sistema límbico do cérebro, liberando hormônios que vão começar a reagir rapidamente em seu corpo e a favor do seu bem estar

Os 9 óleos essenciais com o cheirinho do Natal

Para ajudar a tornar esta a sua melhor época de festas de fim de ano, reunimos uma lista de 9 óleos essenciais de Natal, bem como 3 grandes combinações que tornarão esses dias memoráveis ​​ainda mais alegres e brilhantes.

Incenso/olíbano

Junto com o ouro, os três reis magos presentearam o menino Jesus com duas outras mercadorias igualmente preciosas na época: incenso e mirra. O olíbano não era apenas um grande negócio na época de Jesus, mas também era usado em cerimônias religiosas que datavam dos antigos egípcios.

Além de ser queimado como incenso em cerimônias religiosas, o olíbano tem sido usado há muito tempo para tratar várias doenças. Estudos têm demonstrado que esse óleo estimula o sistema imunológico, sendo ideal para ajudar a prevenir doenças.

A pesquisa também mostra que o olíbano pode reduzir a ansiedade e o estresse, algo que muitas vezes experimentamos durante a temporada de férias. É um dos óleos essenciais que mais remetem ao Natal

Mirra

Como o olíbano, a mirra é derivada da família das plantas Burseraceae e era vista como uma substância valiosa por muitas civilizações antigas. A mirra era frequentemente queimada com olíbano durante as cerimônias religiosas e também tinha vários usos medicinais.

Um estudo específico descobriu que a mirra diminui o ganho de peso corporal, portanto, se você tende a comer demais durante as festas, este óleo pode impedi-lo de adicionar os quilos extras. Com a mirra, você também obtém benefícios do sistema imunológico semelhantes aos oferecidos pelo olíbano.

O óleo Essencial de Mirra remete muito ao nascimento de Jesus e era muito utilizado naquela época, seu cheiro é bem característico e perfeito para aromatizar o ambiente momentos antes da ceia.

Também semelhante ao olíbano, a mirra tem um aroma terroso, frutado e levemente picante que certamente realçará seu espírito natalino.

Pinho

O cheiro de pinho está associado à temporada de festas por motivos óbvios. A difusão deste óleo dará à sua casa aquele cheiro revigorante de árvore de Natal. Mas além do aroma agradável, o pinho pode trazer mais benefícios para você ao longo do tempo, incluindo:

  • Estimular o metabolismo
  • Reduzir o estresse
  • Tratar problemas respiratórios
  • Aliviar a dor

Portanto, certifique-se de adicionar óleo essencial de pinho à sua rotina diária para ajudá-lo a digerir melhor aquela deliciosa comida de Natal, respirar mais facilmente e reduzir a dor para que possa ter uma experiência de festas mais gratificante.

laranja

Usar um óleo essencial de laranja na época do Natal pode lembrá-lo da importância desta e de outras tradições festivas, porque a laranja é muito usada nos assados e comidas natalinas.

Mas, além disso, a laranja é conhecida como um impulsionador do humor e redutor do estresse. Um estudo específico descobriu que as laranjas podem não apenas reduzir a pressão arterial, mas também aumentar a sensação de conforto.

Elas também são ricas em vitamina C e outros antioxidantes, o que torna seus óleos essenciais potentes estimuladores do sistema imunológico. E devido às suas propriedades antibacterianas, é fantástico na limpeza doméstica.

Cipreste

O aroma amadeirado e picante do cipreste o torna um óleo maravilhoso para difundir durante as festas. Os antigos gregos adoravam esse óleo por seu cheiro reconfortante e sua capacidade de limpar a mente e os sentidos. É aquele óleo que sempre te faz ter lembranças boas porque deixa sensível suas memórias.

Ele também ajuda a respirar melhor e pode até ser eficaz no tratamento de problemas respiratórios causados ​​pelo crescimento de bactérias. Além disso, o cipreste também pode ajudá-lo a acelerar o processo de cura emocional.

Portanto, se você está lidando com a dor de uma perda durante essa época do ano ou tem outros traumas passados, o cipreste pode ser usado para ajudá-lo a purificar essas emoções. Coloca-lo no difusor e meditar por 10 minutos no quarto ajuda a se reconectar com suas emoções e sentimentos

Abeto

Os abetos compartilham muitas das mesmas características dos pinheiros, incluindo seu cheiro amadeirado de terra. Algumas das árvores de Natal mais populares são os abetos, incluindo o abeto de prata, Fraser, Douglas e balsâmico. A maioria dos óleos essenciais de abeto são processados a partir das espécies de bálsamo e abeto prateado.

Além do cheiro revigorante de árvore de Natal, o óleo essencial de abeto oferece vários benefícios para a sua saúde e bem-estar, incluindo:

  • Aumenta o sistema imunológico
  • Reduz a fadiga
  • Melhora a função respiratória
  • Alivia a dor
  • Ajuda na desintoxicação

Assim como a laranja, o abeto também é um ótimo limpador doméstico devido às suas propriedades antibacterianas, sem falar que deixa um ótimo cheiro!

Cravo

Os cravos têm uma longa história de uso que permanece a milhares de anos. A alguns anos atrás, discórdias foram travadas na Europa para garantir essa especiaria extremamente lucrativa.

Usado em vinho quente e em muitos produtos da confeitaria natalina, o cravo tem um sabor único, picante e doce. Semelhante à canela, o sabor morno, quase quente do cravo pode ajudar a mantê-lo aquecido nos dias frios de inverno.

O cravo é frequentemente usado para dores de dente e gengivas inflamadas. É também um poderoso impulsionador do sistema imunológico que pode até mesmo proteger contra a gripe. Portanto, se você quiser ajudar a reduzir o risco de adoecer durante as festas, use este poderoso óleo essencial.

Canela

A canela é um ingrediente chave em duas bebidas populares de Natal: gemada e cidra com especiarias. Quer você goste ou não, o aroma da canela certamente adicionará tempero e alegria à sua temporada de festas, fora que seu aroma mexe com a memória afetiva, trazendo lembranças da infância e de coisas boas.

Aromatizar a casa momentos antes da noite de Natal com óleo essencial de canela é uma boa pedida

Conhecido por sua capacidade de ativar a memória sensorial, o aroma terroso e picante da canela tem uma forte conexão com a época do Natal para muitas pessoas. Também proporciona uma sensação de aquecimento, o que é maravilhoso quando você está lidando com o frio do inverno.

O óleo essencial de canela não apenas cheira bem, mas tem muitas propriedades benéficas à saúde, incluindo ser um agente anti-inflamatório, antioxidante, antibacteriano e estimulador da função cerebral. Acredita-se também que aumenta os sentimentos de segurança e pertencimento, e pode até ajudar a limpar traumas emocionais do passado.

noz-moscada

Nosso último óleo essencial para melhorar sua alegria natalina também é usado em muitos alimentos de Natal. Junto com a gemada, a noz-moscada é um ingrediente popular em doces, biscoitos e outros pratos assados.

A noz-moscada pode ajudar a melhorar o seu bem-estar, ao mesmo tempo que adiciona um sabor excelente aos alimentos. A pesquisa mostra que pode ajudar na saúde respiratória, cerebral e cardiovascular.

Esse óleo também tem um efeito sedativo, então você pode pingar uma gota no travesseiro para ajudar seus filhos animados a adormecerem na véspera de Natal!

Ele é picante, doce e rico, uma opção maravilhosa para seu mês de festas.
Experimente estas 3 receitas de óleos essenciais de Natal…

Qualquer um desses óleos essenciais de Natal é ótimo para difundir por conta própria. Combiná-los em misturas, no entanto, pode ajudá-lo a maximizar seus benefícios e trazer mais conforto e alegria para sua casa. Certifique-se de experimentar essas 3 combinações incríveis que incorporam os 9 óleos essenciais de natal listados acima.

1- Esta combinação representa os 3 presentes que os magos deram ao menino Jesus. A combinação clássica de olíbano e mirra ajuda você a olhar para dentro e se aproximar de sua fé, enquanto a laranja – que simboliza o outro presente de ouro – adiciona um aroma doce para ajudar a melhorar seu humor.

3 gotas de olíbano
3 gotas de mirra
2 gotas de laranja
Use o difusor

2- A doçura da laranja e do cravo é o centro das atenções nesta mistura, enquanto a canela adiciona especiarias e calor. Estes 3 aromas clássicos de Natal irão adicionar alegria e calor às suas festas.

3 gotas de laranja
2 gotas de canela
1 gota de cravo

Árvore de Natal

Nenhuma temporada de férias está completa sem o cheiro das árvores de Natal. Esta mistura adiciona a riqueza da noz-moscada e a doçura da laranja à combinação amadeirada de abeto / pinheiro e cipreste.

6 gotas de abeto ou pinheiro
3 gotas de cipreste
1 gota de laranja
1 gota de noz-moscada

Essas misturinhas são coringas, porque se tem uma coisa que tem cheiros mto fortes na nossa memória é o Natal. O pernil saindo do forno, a rabanada sobre a mesa, as especiarias, o Panetone com suas frutinhas cristalizadas…

Você pode recriar essas memórias ao longo do mês, usando os óleos essenciais para ativar a expectativa da festa e harmonizar a casa deixando todos com muita energia para a temporada festiva.

Lembre-se que estamos somente querendo recriar aquelas sensações e cheiros que no mundo de hoje, carregado de árvores e decorações artificiais, deixou de pairar sobre as casas. Agora, a felicidade e espírito natalino ficam por sua conta e de sua família.

Experimente fazer esse carinho para sua família e amigos. Todos vão adorar.

Para saber mais sobe óleos essenciais, não deixe de nos acompanhar aqui no site e através das nossas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *