7 óleos essenciais para congestão sinusal

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Aquele resfriado que aparece de uma hora pra outra, que evolui para uma infecção sinusal, alergias e gripe são causas comuns de congestão nasal. Alguns óleos essenciais são muito eficientes para ajudar a melhorar esse quadro, abrindo as vias aéreas e aliviando o congestionamento. Hoje vamos te apresentar 7 óleos essenciais para congestão sinusal.

Os óleos essenciais são usados a muitos anos, não como medicamento, mas sim como um tratamento natural. No caso da infecção sinusal, eles  entram aliviando a congestão e desbloqueando o nariz entupido, promovendo uma drenagem de dentro para fora.

Óleos essenciais para congestão nasal
Óleos essenciais para congestão nasal

Óleos indicados para congestão

Existem pesquisas e evidências de que os óleos essenciais para congestão ajudam a melhorar os sintomas relacionados a essa doença. Os últimos estudos feitos, indicaram:

  • reduzir a inflamação
  • combater bactérias
  • aliviar a dor

Os óleos de eucalipto e hortelã-pimenta são particularmente indicados para esse tipo de tratamento.

Neste artigo, separamos 7 óleos essenciais para congestão com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias para que você aproveite seus benefícios contra esse quadro tão desconfortável que é a Congestão Sinusal.

Como tratar congestão com óleos essenciais

Congestão sinusal acomete muitas pessoas durante o ano e para quem sofre desse mal sabe o quanto é ruim o período de crise. Conhecida também como sinusite, ela inflama as mucosas da face, que geralmente é causada por infecções bacterianas.

Os sintomas geralmente incluem febre, halitose, fadiga, congestão, nariz entupido e dores de cabeça.

Algumas infecções costumam melhorar em alguns dias, se esse não for seu caso, aceite a ideia de procurar um médico. Mas antes disso podemos te indicar alguns óleos essenciais para congestão que podem te ajudar a melhorar esses sintomas.

Óleo de hortelã-pimenta

Pesquisas mostram que o óleo de hortelã-pimenta pode combater bactérias , um dos gatilhos da congestão nasal. Ele também é capaz de reduzir a inflamação. Portanto uma maneira eficiente de usar o óleo essencial para congestão de hortelã-pimenta é pelo método de inalação., abrindo as vias aéreas e limpando o muco.

Mas o óleo de hortelã-pimenta realmente melhora os sintomas de sinusite ? A resposta é Sim! Porque ele é composto por mentol, que afeta os receptores de muco no nariz, ajudando a desobstruir as vias aéreas. Além disso, muitos produtos descongestionantes nasais contêm hortelã-pimenta.

 óleo essencial de hortelã-pimenta para congestão nasal
óleo essencial de hortelã-pimenta para congestão nasal

O ideal é fazer um banho de vapor colocando algumas gotas de óleo em uma tigela de água morna para quente, cobrir a cabeça com uma toalha criando uma especie de mini sauna para a região nasal, e respirando o vapor por alguns minutos até que o congestionamento e outros sintomas diminuam.

Um difusor também pode ser usado, espalhando o óleo essencial no ar.

Óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto contém um composto chamado cineol. Pesquisas comprovam que o cineol é um tratamento seguro e eficaz para problemas de sinusite, em comparação com um placebo. Os pesquisadores alertam, no entanto, que esse tratamento pode causar erupção cutânea ou azia .

O óleo da planta de eucalipto mostra-se eficiente como remédio alternativo para sinusite e congestão.

Vários produtos descongestionantes sem receita, como aquelas pomadas que usamos nas crianças quando estão com o peito cheio, esfregando no tórax e nas costas, contêm óleo de eucalipto. Este óleo pode aliviar os sintomas de resfriados e tosse, incluindo congestão nasal e inflamação Sinusal(sinusite).

As pessoas costumam usar óleo de eucalipto em banhos de vapor. Assim como o óleo de hortelã-pimenta, pode limpar e desobstruir todo o trato respiratório.

O componente cineol melhora muitos sintomas da sinusite, incluindo:

  • dores de cabeça
  • obstrução nasal
  • Coriza

Você pode usar o óleo de eucalipto da mesma maneira que o óleo de hortelã-pimenta. Muitas marcas estão disponíveis no mercado. Adquira sempre um óleo de procedência para que os efeitos sejam garantidos.

Óleo de tea tree

O óleo da árvore do chá pode melhorar o congestionamento, combatendo duas causas potenciais: bactérias e vírus.

Uma pesquisa realizada em 2015 constatou que um composto chamado alfa-sabina no óleo da árvore do chá fornece efeitos antivirais, antibacterianos e antifúngicos.

O óleo da árvore do chá também pode reduzir a inflamação, o que pode ajudar a diminuir o inchaço dos seios nasais. O inchaço reduzido geralmente alivia os sintomas de dor e congestão, como coriza ou nariz entupido.

As pessoas freqüentemente usam óleo de tea tree em difusores.

Óleo de orégano

Talvez você estranhe encontrar o orégano nesta lista de óleos essenciais para congestão sinusal , porque quando falamos dele a primeira coisa que pensamos é no tempero da pizza ou algum prato gostoso que já preparamos, o que não deixa de ser verdade. Porém o orégano possui propriedades que podem beneficiar muito a sua saúde.

O óleo essencial de orégano contém um componente chamado carvacrol, ele pode impedir o crescimento e a proliferação de bactérias. Por isso esse óleo é muito usando na recuperação da sinusite, combatendo as bactérias com eficiência.

Alguns benefícios do óleo essencial de orégano:

  •  Melhora a respiração
  •  Tem propriedades anti-inflamatórias
  •  Previne Infecções
  • Tem propriedades antifúngicas
  • Previne Infecções Virais
  • Atua como antiparasitário
  • Ajuda a prevenir doenças
  • Regula o ciclo menstrual

Sálvia

A sálvia é outro óleo essencial para congestão sinusal que apresenta bons resultados no combate a sinusite ou obstrução nasal causada por bactérias. Uma pesquisa de 2015 descobriu que o óleo de sálvia é um agente antimicrobiano natural.

Óleos essenciais para congestão
Óleos essenciais para congestão

Óleo de lavanda

Em pesquisas recentes se constatou que este óleo essencial pode ter efeitos analgésicos que reduz a inflamação. O óleo de lavanda pode melhorar os sintomas de congestão sinusal, reduzindo a dor e o inchaço, possui propriedades calmantes, por conta disso, faz com que você se sinta mais relaxado e tenha uma noite de sono mais tranquila

A inalação de óleo de lavanda pode reduzir a dor e o inchaço dos seios nasais.

óleo de alecrim

Segundo pesquisas, foi constatado que o alecrim possui propriedades anti-inflamatórias que pode aliviar seios nasais inchados. Nessa mesma pesquisa também descobriram que o alecrim é uma rica fonte de antioxidantes e pode ajudar a gerenciar a síndrome metabólica.

Alguns dos benefícios do óleos essencial de alecrim:

  1. Melhora a memória
  2. Rejuvenescimento facial
  3. Combate infecções
  4. Previne cáries
  5. Alivia os sintomas da indigestão
  6. Estimula o crescimento do cabelo
  7. Alivia as dores de cabeça

Como usar óleos essenciais

Uma pessoa pode inalar com segurança os óleos essenciais para congestão nasal segurando um lenço de papel com gotas de óleo essencial próximo ao rosto e inspirando.

Para usar óleos essenciais para congestão nasal, é melhor diluí-los e depois respirar o perfume. Não engula ou ingira óleos essenciais. Dilua em uma colher de chá de óleo base

Existem quatro maneiras principais de inalar os óleos essenciais:

  • Inalação direta: adicione algumas gotas de óleo essencial ao tecido e respire suavemente, mantendo o tecido próximo ao rosto. Cuidado para não colocar óleo essencial diretamente na pele, pois pode causar irritação.
  • Inalação de vapor: adicione algumas gotas de óleo essencial a uma tigela de água fervente e inale o vapor. Colocar uma toalha sobre a cabeça pode criar uma câmara de vapor.
  • Usando um difusor: Os difusores de óleo essencial dispersam o óleo no ar. Esta é uma maneira suave de inalar óleos essenciais continuamente enquanto estiver em casa.
  • Adicionando ao banho: Adicione algumas gotas de óleo essencial ao banho (na banheira ou no chão criando uma especie de sauna) e inspire suavemente enquanto estiver no local.

Para aplicar óleo essencial na pele, dilua-o em um óleo transportador, como o óleo de amêndoa doce. A receita usual é de 3 a 5 gotas de óleo essencial para cada grama de óleo transportador.

Teste a reação alérgica aplicando algumas gotas de óleo essencial diluído na pele. Se não houver reação em 24 horas, é seguro usá-lo.

Óleo essencial para congestão nasal de bebês
Óleo essencial para congestão nasal de bebês

É seguro para bebês?

Especialistas em aromaterapia e pediatras recomendam não utilizar óleos essenciais em bebês com menos de 3 meses.

Certos óleos podem ser seguros para uso em crianças mais velhas. Sempre pergunte a um médico antes de expor bebês ou crianças pequenas a óleos essenciais.

Algumas pesquisas relacionadas apontam que os óleos essenciais para congestão de eucalipto e hortelã-pimenta são perigosos para os bebês e que as pessoas devem evitar usá-los em crianças menores de 3 anos.

É muito importante lembrar que ao difundir óleos essenciais no ar, qualquer criança, animal de estimação e outros membros da família também inalarão o tratamento. O mesmo alerta serve para a utilização dos óleos nos difusores em público, como nas lojas, pois muitas pessoas têm alergias a eles.

Alguns óleos essenciais, como eucalipto e hortelã-pimenta, podem desencadear sintomas de asma.

As pessoas usam óleos essenciais como remédio alternativo há centenas de anos. Qualquer pessoa que deseje evitar antibióticos e excesso de medicamentos vendidos sem receita, pode tentar usar um óleo como tratamento.

Os óleos essenciais fazem parte da medicina alternativa, ou tratamento complementar. Não existem diretrizes aprovadas sobre dosagens, portanto, as pessoas devem usar esses óleos com cautela. Não ingira óleos essenciais, a menos que indicado por um médico, pois podem ser tóxicos.

Que bom que você chegou até aqui! Espero que tenha encontrado a informação que procurava.

Não deixe de nos acompanhar aqui no site e através das nossas redes sociais para mais novidades sobre óleos essenciais.

Obrigada e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *